2 Anos trazendo a lógica!!

O que é melhor que Twilight – Heroínas \o/

E terminando (eu acho hahaha) a sequência de “O que é melhor que Twilight”, falarei das heroínas de romances que deveriam deixar Bella Swan envergonhada. Seeei que teve gente que pediu pra falar de atrizes também e tudo, mas o negócio é que eu acho que a Kristen Stewart até tem jeito. Eu confesso que já vi ela atuando bem melhor em outros filmes, também já vi por aí que ela é capaz de mais e mostra isso em filmes que não vi… e, sério, não vejo sentido em fazer uma lista só pra contestar a beleza dela, porque isso é subjetivo DEMAIS (digo, a Penélope Cruz seria primeiro lugar absoluto em uma lista minha, rs, mas aposto que muita gente discordaria MUITO).

Então me limito às heroínas de ficção melhores que Bella Swan.

Justificativa I: nada de análises profundas de personagens, que fique claro, porque eu to de férias e não acho que precise disso. Bella não é uma personagem profunda, logo qualquer análise superficial de personagens melhores que ela já mostram, ahn, que são melhores. Eu escolhi a maioria delas do cinema, porque meu contato com filmes ultimamente tem sido maior do que com livros, mas de modo algum acho que isso interfere em alguma coisa, já que personagem é personagem, hahaha =P

Justificativa II (hahaha): das obras que têm livros E filmes, considerem mais os filmes do que os livros. Já os li, sim, mas provavelmente meu último contato com elas (as obras) foi com os filmes… então a memória tá mais fresca pra esse lado do que pra parte literária de tudo.

E vamos lá, sem mais lero-lero.

Kat Stratford
10. Kat Stratford (10 Coisas que Eu Odeio em Você)

A proposta, a princípio, era faz uma lista de heroínas de comédias românticas melhores que Bella Swan, pra ninguém dizer que foge da temática “história de amor”. O negócio é que tem tanta mulher realmente boa nas ficções por aí que não seria justo deixá-las de fora… e por isso a Kat Stratford, minha ídola-de-comédia-romântica, ficou em 10º lugar.
Kat é firme, é decidida, não é cheia de meninices, nada de fofurinhas e atitudes passivas. Ela é agressiva e não se derrete com qualquer xavequinho de Verona (e é Verona, veja bem; eu me derreteria). Não, na verdade, Verona tem trabalho pra conquistá-la, precisa rever alguns hábitos e, quando finalmente consegue alguma coisa e tudo vai abaixo, não é só um pedido de desculpas que faz Kat rever e voltar pra ele (diferente de Bella Swan, que acredita em qualquer porcaria que Edward diz, seja pra mantê-la perto, seja pra afastá-la).
É certo que 10 Coisas que Eu Odeio em Você tem alguns furos, que as personagens às vezes têm atitudes meio esquisitas e tudo, mas também é certo que a gente acaba não vendo a Kat como uma mocinha frágil e precisada de proteção. Tanto é que o vilãozinho estereotipado é que é o “par perfeito” dela, e não o príncipe encantado no cavalo branco, perfeito, marmóreo, rico, dirigindo um Volvo, com roupas impecáveis… não importa se no fim das contas Verona não é nada do que aparenta. O negócio é que ela não é, nem de longe, alguém que precisa de proteção. O que já deixa Bella pra trás.

Lisbela
9. Lisbela (Lisbela e o Prisioneiro)

Ok, duas comédias românticas. Porque eu acho que essa lista não deve ser só de mulheres cabra-macho e acho que Lisbela é mulherzinha que merece o posto. Primeiro porque Lisbela e o Prisioneiro não ter por onde ser mais romance. Temos uma mocinha que é noiva e larga tudo pelo mocinho, um mocinho mulherengo apaixonado por ela que é caçado pelo matador mais bravo do Nordeste, a esposa do matador que serve pra atrapalhar tudo, o noivo da mocinha que também serve pra atrapalhar tudo… muito drama, aventura, mentira, comédia romântica, fatão.
Depois, porque Lisbela é muito mocinha típica. É sonhadora, meiga, acredita no amor, acredita em largar tudo por amor… no que ela é diferente de Bella Swan? Na atitude, acho. Lisbela conhece Leléu e fica óóóbvio que eles se apaixonam numa primeira vista. Acho razoável, porque a história tem pretensões de ser uma comédia romântica idealizada fofinha. Só que ela entra em crises por causa disso. Ela quer ficar com ele, mas é noiva. Ele quer ficar com ela, mas é atrapalhado por Inaura e o matador que vem atrás dele por causa de Inaura. E Lisbela não é tonta de abrir mão de tudo pela incerteza, coisa que Bella Swan faria porque O AMOR É MAIS. Apesar de fofinha e sonhadora e tudo, Lisbela sabe que não dá pra viver de amor e resolve assumir os riscos do seu casamento, ainda que não fosse com O AMOR DA VIDA OMG. E só abre mão de tudo quando tem certeza de que Leléu gosta dela de verdade, não é só uma paixonite colegial. Só o fato de ter um pingo de juízo já a torna melhor que Bella.

Amélie Poulain
8. Amélie Poulain (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain)

Mais uma mocinha sonhadora, pra reforçar que a lista não tem só mulher mucho macho (eis uma expressão que acho que ofende, mas vocês me entenderam, espero). Não que sonhadora seja o melhor adjetivo pra Amélie, mas é qualquer coisa nesse sentido. Como a Bella, Amélie tem aquela coisa de se deixar pra trás e arrumar a vida de todo mundo. Digo, não que a Bella queira arrumar a vida de todo mundo (exceto das duas pessoas do sexo masculino do seu círculo social)… mas ela se anula o tempo todo. Só que Amélie não enche o saco de ninguém por isso, não pede nada em troca pra ninguém por isso e é mil vezes mais fofa, original e engraçadinha que a Bella. Amélie também é romântica, sonhadora, também tem aquela coisa de se apaixonar sem conhecer o ser direito, mas o como são as coisas é que a torna melhor que Bella. Porque ela não se apaixona por Nino só de olhá-lo catando restos de fotos na estação de trem. Ela se apaixona quando descobre que ele coleciona os restos de foto. Nada de “omg, ele é bonito, ele é rico, ele dirige um Volvo e ele me esnoba!” E ela também não respira o ar que ele respira, não fica repetindo que a vida não tem sentido sem ele… aparentemente, ela nem ao menos pensa muito em ficar com ele de verdade…
E outro ponto é que o filme não gira em torno do relacionamento Amélie x Nino. Digo, é claro que ele acaba tendo um pouco disso, né, mas não é exclusivamente por isso que existe. Amélie é mais que só isso, hahaha. É uma heroína fofa, meiga e sonhadora em uma trama que não é exclusivamente sobre estar apaixonada, o que a torna melhor que Bella Swan e que as nossas outras duas meninas de comédias românticas.

Hermione Granger
7. Hermione Granger (Harry Potter)

Bom, aqui eu não falo MAIS dos filmes, porque li mais os livros do que vi os filmes de Harry Potter, hahaha. Acho que Hermione é conhecida de todo mundo, né? É esperta, é inteligente, é forte… eu confesso que não gosto muito da Hermione, não, mas acho que ela merece muito um lugar aqui porque ela é o tipo de mulher (ou menina-mulher, já que a história toda se passa na adolescência dela) sem a qual os amigos homens não sobreviveriam. “Ah, mas se ela fosse homem, dava na mesma!” Só que ela não é, o que faz TODA a diferença. Porque é muito fácil fazer uma história em que todos os realmente bons são homens. O mundo tá cheio delas, aliás. Agora pare e pense em quantas histórias têm mulheres realmente boas agindo, de alguma forma… é, não são infinitas, não. E Hermione tem essa coisa de, ao seu modo, também pegar em armas. Certo que, por vezes, ela é mais cérebro do que ação. Mas toda equipe precisa de alguém que pense, além de alguém que execute. Ela faz as duas coisas, que fique claro, mais uma do que outra e tudo. Tá que às vezes tem aquelas coisas de “fique aqui, Hermione, cuidando disso, enquanto eu resolvo o resto”… mas Hermione sempre participa das aventuras adolescentes de Harry. Ela tem seus momentos de fragilidade, de mulherzice, mas continua sempre firme. E sempre acompanhando Harry não pelo amor homem-mulher que (não) existe entre eles (H² que me perdoem, é um fato: não existe nada ali), mas pela amizade.
É mais lindo ainda, porque Hermione é apaixonada pelo Rony, como a gente já sabe, e não deixa Harry de lado quando o “amor da vida dela vai embora”. Ponto pra ela. E já ultrapassou Bella Swan, que deixa de lado o amigo que fez muito por ela assim que o amado volta. Hermione não. Ela chorou, ela ficou péssima, mas continuo ali, impassível, ao lado de Harry até o fim. Pela amizade e pela luta. Sei que a partir daqui vai ficar repetitivo, mas aprecio muito mulheres com esse quê de “me atiro do alto e que me atirem no peito, da luta não me retiro”, e Hermione representa demais isso. Nada como Bella, que provavelmente nem tem outra meta na vida que não seja ser vampira. Ew.

Clementine
6. Clementine (Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças)

Clementine é ótima e não podia ficar fora dessa lista, se a ideia central aqui é mostrar como personagens femininas não são sempre passivonas e insossas como Bella. Em termos de “amor”, aliás, temos em Clementine o completo oposto de nossa sem gracinha eterna apaixonada.
Talvez a oposição seja justamente porque Clementine tem medo de amar, de se envolver, mas é o que faz toda a diferença, porque ao invés de passar uma história morrendo de amores e sendo uma eterna apaixonada, ela opta por pura e simplesmente apagar da memória, de repente, tudo aquilo do homem com quem ela se relacionava. Impulsiva e ousada, mas numa via oposta à Bella, que faz tudo de impulsivo e ousado pra reforçar as memórias que têm de seu querido Edward. Não que eu ache que uma mulher só merece respeito quando deixa homem pra trás, como faz Clementine, mas acho que uma mulher que não fica se lamuriando por causa de ninguém é mil vezes mais interessante do que a outra, que age como se o único homem no mundo fosse aquele com quem ela tem um relacionamento (mesmo que ele não seja o melhor do mundo) e busca o sujeito de todas as formas, por todos os meios, até quando ele dá sinais de rejeição (penso em Bella em Lua Nova).
“Ah, mas a Clementine não amava o Joel como a Bella amava o Edward!” Prove que não, hahaha. O romance deles não deu certo, o que faz com que a história num todo, apesar de surreal, seja mais real. Isso não quer dizer que Clementine não amava Joel. Pelo contrário, o querer apagá-lo de sua memória talvez demonstre justamente que ela gostava dele e, por isso, precisava fazer o que fez – para parar de sofrer por ele, talvez. “Ah, mas ela fala horrores dele.” Pois é, cara, mas ele também fala horrores dela. Quando relacionamentos não dão certo, a gente costuma falar horrores do ex, mesmo gostando muito deles.
Logo, Clementine é melhor que Bella Swan porque a ousadia dela foi pra apagar Joel da memória, e não pra ampliar o sofrimento lembrando dele a cada influência. Ponto pra ela!

Raimunda
5. Raimunda (Volver)

Uma lista de melhores que Bella Swan sem uma heroína de Almodóvar não poderia ser feita por mim, é claro (vamos fingir que não foi a Lily que sugeriu alguma moça de filme dele, porque eu tive bloqueios na metade do post). E nenhuma heroína de Almodóvar é mais absoluta e poderosa do que Raimunda (vamos fingir, de novo, que não tem nada a ver com Penelope Cruz). Não, tá, talvez Manuela, de Tudo Sobre Minha Mãe, merecesse essa posição. Mas o negócio é que eu tenho mais afinidade com Raimunda e não me sinto confortável pra falar de Manuela.
Raimunda é aquela mulher que foi obrigada a tocar a vida sozinha, sabe? Não vou contar a história toda pra não estragar o filme, caso alguém não tenha visto =D mas ela é aquele tipo de mulher com um parceiro chato, que pelo menos assumiu a filha que ela não teve com ele, mas que não presta pra muita coisa e, além de tudo, perde o emprego. E ele resolve abusar da filha, que é dela mas não é dele, e acaba sendo morto por ela. E Raimunda tem que arcar com isso tudo sozinha, às vezes contando com a ajuda da irmã, já que é órfã. Por isso, evidente, ela é melhor que Bella: ela toca a vida, cria uma filha, sustenta uma casa, sem o amparo de ninguém. Melhor dizendo: sem o amparo de homem nenhum, já que o único homem na vida dela é mais um fardo do que uma ajuda. Raimunda deixa claro que nem toda mulher precisa de um homem pra colocar as coisas no lugar; até pode ser mais fácil sem eles, às vezes. (não, eu não to dizendo que a vida de Raimunda é fácil, mas vale lembrar que não existe nenhum indício que mostre que tudo era melhor com Paco ao lado dela – pelo contrário, dá até pra supor que era pior.)

Capitu
4. Capitu (Dom Casmurro)

É claaaaro que nossa literatura clássica também tem heroínas melhores que Bella Swan! Fiquei em dúvida entre Capitu e Carolina (A Moreninha) pra compor a lista, mas acho que Capitu tem ainda mais força do que Carolina, talvez porque Dom Casmurro não seja um romance romântico, hahaha.
Sim, Capitu é uma mulher respeitável (talvez porque seja personagem do ainda mais respeitável Machado de Assis, mas vamos fingir que não tem nada a ver). Não quero me estender em longas análises sobre ela (o Google já tem aos montes), mas dá pra dizer que ela é digna porque foi a primeira personagem feminina marcante que quebrou o paradigma da heroína romântica, que era o que existia na literatura até então. Capitu não é tontinha e apaixonada, não é mulherzinha que chora pelos cantos, não é frágil e desamparada. Certo que Dom Casmurro não é narrado por alguém imparcial nem nada; muito pelo contrário, Bentinho nos conta a história cego de ciúmes (podia ter alguma comparação tipo Bentinho x Edward Cullen, como rolou com Lindemberg, porque acho que eles teriam algo em comum), o que interfere em alguma coisa. Considerando isso (e deve ser considerado, porque não temos outro ponto de vista narrativo hahaha), o que sabemos de Capitu é que ela é dissimulada desde criança. Oras, no que ser dissimulada a torna melhor que Bella Swan? Pra mim, eu acho que toda a força da personagem vem daí, porque ela não se deixa intimidar fácil por ninguém, nem pelos pais, nem pelo futuro marido. Bella, por sua vez, tá muito mais pra heroína trágica e desgraçada que a gente tinha lá atrás, no romantismo (pense em Iracema e no quanto ela definhou porque Martin a abandonou. Muito Bella Swan!) – exceto Carolina, porque não acho que Carolina seja totalmente monga. Não quero me estender muuuito porque Capitu é personagem que dá pano pra manga (e o post já tá bem longo), mas ser uma mulher não-submissa em uma época em que as mulheres deviam ser submissas é ponto pra ela, e não pra Bella, que é uma mulher submissa em uma época em que as mulheres já deviam ter deixado isso pra lá.
(a imagem: achei que, como Maria Fernanda Cândido já viveu Capitu duas vezes – na minissérie que passou recentemente e em Dom, adaptação cinematográfica de 2003, o mais justo seria ter ela representando a moça)

Elizabeth Bennet
3. Elizabeth Bennet (Orgulho e Preconceito)

Só pra fazer justiça e ter uma personagem de uma “história de amor” entre os três primeiros lugares. Como, ahn, todas as heroínas melhores que Bella Swan, Lizzie Bennet também é, previsivelmente, uma mulher decidida. Nada de nhé-nhé-nhé pra ela, assim é que é. E ela não corre atrás de homem, o que é mais respeitável do que tudo (repito: eu não acho que ninguém deva ser irmã carmelita nem nada, mas essa coisa de “você é minha vida agora” é realmente repgunante). Ela até nega o pedido de casamento de um cara riquíssimo em uma época em que as pessoas não se casavam por amor, mas por dinheiro (preciso dizer que acho muito estúpido esse negócio de “casar por amor”, viu), só porque ela não ia muito com as fuças dele e ele a ofendeu.
Ok, parece pouco, mas deve-se considerar o contexto histórico todo, né? Ela já era mulher inteligente, cheia das boas saídas pra situações “de aperto”, o que era bastante atípico e impressionável. Ela recusa casamento uma vez e duas vezes só porque não foi com a cara dos pretendentes, em um momento que qualquer mulher casaria com o primeiro sujeito que oferecesse um pouco de conforto a elas (veja o que acontece com a amiga da própria Lizzie, Charlotte Lucas). Um dos pretendentes, aliás, é Mr. Darcy, o que fazia a recusa parecer realmente insano. Mas ela nããão se submeteu! Era uma mulher moderninha na Inglaterra do século XVIII, veja bem. E só aceita se casar com Mr. Darcy quando já o conhece bem, já sabe de seu caráter, quando está de fato apaixonada por ele. O mais interessante é que é um livro todo pra ela se encantar, e não só dois capítulos e uma esnobada na sala de aula! Ele precisa mostrar que é nobre, é bom, e só aí ela se casa. Nada de “ele é bonito e rico, se for gente boa é conseqüência, e eu não me importaria se ele fosse perigoso”. É, é, tá certo. Não tem essa de amar como é. Mulher de bandido ama o bandido com ele é e aparece morta às vezes porque o amor acabou. Certa é a Lizzie. E, por isso, por conhecer antes de se envolver, é melhor que Bella Swan.

Éowyn
2. Éowyn (O Senhor dos Anéis)

Devo dizer que foi muito, MUITO difícil decidir entre o primeiro e o segundo lugar, hahaha. No fim, acabei escolhendo pela abordagem de um modo geral. Tanto Éowyn quanto o nosso primeiro lugar são mulheres respeitáveis, corajosas, sem medo de pegar em armas pra defender aquilo que ou quem ama. Só que Éowyn não tem a chance de demonstrar toda a fibra que tem porque é obrigada a cuidar de seu povo, no contexto da história. Não que ela obedeça, mas o fato de ser vista como mulher frágil fez ela perder o posto de primeiro lugar (com dor no coração, porque tenho uma adoração sincera por ela desde o meu primeiro contato com O Senhor dos Anéis), já que a ideia da heroína, pra mim, engloba tudo isso…
De qualquer forma, Éowyn brilha. Movida pelo amor ao povo, pelo amor a Aragorn, pelo medo de ficar enjaulada, por qualquer razão que seja, ela encara a guerra. Disfarçada, ainda por cima, pra não ter perigo de ninguém a encontrar e mandar de volta pra casa. Ao contrário de muita mulher de ficção, ela não fica esperando os homens resolverem tudo, que é o que faria nossa queridona Bella Swan. “Ah, mas a Bella até se ofereceu pra ser a isca dos vampiros!” Claaaro, mas não porque ela queria LUTAR, e sim porque ela queria salvar a vida do clã de Edward, porque se sentiria mal se eles morressem por ela (altruísta, imbecil, blá blá blá). Ou seja, tudo errado. Éowyn vai à guerra por medo, também, mas medo de nunca fazer nada grandioso. Ponto pra ela. Repito: não ta com nada esse negócio de esperar homens resolverem tudo!
(Aliás, vale uma observação: não me lembro dos livros porque os li há muito tempo, mas aquela cena Éowyn x Nazgûl é realmente bela. Tipo, emocionante mesmo. Sempre bom ver alguma menina fazendo alguma coisa grande nesses filmes de menino, sério.)

E, pensando nisso, temos nosso primeiro lugar, personagem absolutamente melhor que Bella Swan…!: (sim, milhares de pontos no fim da frase)

Princesa Léia
1. Princesa Léia (Star Wars IV, V e VI)

É, acho que ninguém merece tanto o primeiro lugar quanto a princesa Léia, de verdade. O negócio é que eu entrei definitivamente pro time das garotas nerds que curtem Star Wars, digamos assim, por causa dela. Porque mesmo que a trilogia antiga fosse uma porcaria, não prestasse pra nada, não tivesse um dos vilões mais respeitáveis da história do cinema (heresias à parte, Lord Voldemort me assusta um pouco mais que Lord Darth Vader, mas que seja, não tiro nenhum mérito do segundo porque eu é que sou impressionável), etc, já deixaria Crepúsculo no chinelo só por causa da, ahn, abordagem do feminino na série.
Léia é poderosa, sem mais. Ela é quem ilustra perfeitamente bem aquele treco que citei ali em cima: “me atiro do alto e que me atirem no peito, da luta não me retiro”. Ela não precisa de proteção masculina, ela não quer nenhum tipo de proteção masculina, ela inclusive dá cobertura pra Han Solo suspiros quando ele precisa. O que é ainda mais interessante: mesmo na luta, ela anda sempre bem penteada, bem vestida, é capaz de se amar (Han e Luke, é óbvio, cada um a seu modo)… sem ser submissa, mulherzinha, fresca, o diabo. Desnecessário dizer, mas princesa Léia tem meu respeito pra sempre.
E vale uma observação: o mais interessante é que nenhum macho-alfa cretino fica de nhé-nhé-nhé tipo “princesa, fique enquanto nós lutamos! Você é uma dama que precisa de proteção!” Tenho certeza que não é o tipo de coisa que ela acataria, visto que fica claro que é uma espécie de líder dos rebeldes (no episódio IV, digo, quando Vader a captura e tudo) e, pra ser líder, significa que não ficou acatando lá muitos conselhos de “fique enquanto nós a protegemos”. Temos aí o oposto de toda a história de Crepúsculo, veja bem.
Sim, são enredos diferentes, são focos diferentes… mas eu, Ana, não vejo razões pra um romance mela-cueca não poder ter uma heroína forte como a Léia. Até tornaria as coisas mais interessantes, se assim fosse, é. Porque, eu juro, acho que toda abordagem de feminino devia seguir essa linha. E olha que nem é um filme recente, veja bem. Acho até que os mais novos não têm na Padmé toda a força que a Léia tem. E eu não vou fazer um post à parte falando sobre Star Wars, prometo. Só acho que chega a ser constrangedor alguém dizer que se identifica com Bella Swan com uma personagem tão DIGNA quanto essa no mundo, de verdade.

Bom… é isso. Eu nunca sei fechar posts, vocês já repararam? xD
Vale lembrar que minha lista não foi tão democrática quanto à da Lily, eu não perguntei pra ninguém quem merecia estar aqui… então sintam-se à vontade pra odiar algumas escolhas, apontar quem faltou e tudo…
=)

Ana

71 Respostas

  1. Twilight Haters

    Ah, gente, desculpa os erros de digitação, tá? ‘-‘

    09/01/2010 às 5:45 pm

  2. Dékz

    Relaxa, Ana, a lista tá ótima. :D Qualquer uma das citadas coloca a patinha (cisne com aquele queixo e cara de orgasmo, oi?) no chinelo. Ficou demais, parabéns. \o/

    09/01/2010 às 6:22 pm

  3. Rin

    lol adorei o post! Acho que as melhores da lista pra mim foram 8, 6, 5, 3, 2 e 1 ^^ gosto muito dessas personagens.

    Apesar de amar Harry Potter também não gosto muito da Hermione xD apesar dela não ser um porre acho ela um pouco “perfeita” demais.

    Éowyn é diva! Bato palmas pra ela foi mais do que merecido estar no top.

    Já que pode apontar quem faltou xD *Mas isso vai ser por gosto pessoal, porque tem personagens bem desconhecidos aqui ou não*:

    Susannah Dean/Detta Walker/Odetta Holmes: Tudo isso é uma mulher só xD é da série Torre Negra, eu realmente acho ela uma das melhores personagem femininas existentes, principalmente sua outra personalidade Detta ^^

    Também gostaria de ver a Trinity de Matrix, outra mulher corajosa que não tem medo na hora da batalha.

    Lara Croft de Tomb Raider: Putz ela é sodah!

    E Rougue (Vampira) de x-men (não a dos filmes, a original): Também acho ela digna de ser mencionada, pois caramba ela não pode tocar em ninguém e ainda consegue ter aquela personalidade.

    E se eu fosse citar animes e séries eu não sairia daqui hoje!

    De qualquer jeito o post ficou mais do que ótimo e merece parabéns!

    09/01/2010 às 6:41 pm

  4. amelieppp

    EU TO NA LISTA!!
    AHAHAHHAHAHAAHAAAA
    SOU MELHOR QUE A BELLA SWAN (como se eu nao soubesse disso)!!
    (juro que eu nao pedi para entrar, mas muito obrigada Ana!!)

    sem mais

    Amelie

    09/01/2010 às 7:00 pm

  5. amelieppp

    PS.: por que as fotos estão em preto e branco?

    09/01/2010 às 7:02 pm

  6. Perséfone

    A lista está excelente! \o/

    “Éowyn é diva! Bato palmas pra ela foi mais do que merecido estar no top.” [2]

    E Capitu em 4º lugar foi digno, oks?

    09/01/2010 às 7:35 pm

  7. eeee… euu não discuto a lista – foi escrita tendo em conta fatores pessoais, como não poderia ser diferente… Mas coloco um outro ponto… Gente, eu sei que é polêmico, mas se a Bella dos livros é chata, a Bella dos filmes é insuportável!! é um caso clássico onde a emenda ficou pior que o soneto…
    Rosalie parece a única com um pingo de juízo, já que não gosta dela.

    beijão,

    Jobis, pedindo desculpas, mas sem conseguir colocar sua url nos coments.

    http://www.twilightalternativo.blogspot.com

    09/01/2010 às 9:51 pm

  8. Zigga

    Belo texto, Ana. Eu concordo com quase tudo que a senhorita disse, menos com a zoada na triologia clássica de Star Wars.

    Colocar Amélie Poulin foi digníssimo. E concordo com quem disse que a Lar Croft é uma excelente personagem feminina (Ela já foi só uma máquina de fanservice, mas hoje em dia é uma mulher forte, poderosa, decidida e fodona genuína), mas acho que o tema abordado foi mais em cima de histórias românticas, e talz.

    Also, MULHER MARAVILHA.

    09/01/2010 às 11:27 pm

  9. Ray

    A escolha do primeiro lugar foi dignissima, assim como todos os outros. Mas o que mais expressou meus próprios pensamentos foi o que disse sobre Léia no primeiro lugar.
    Outro dia estava assistindo os filmes com meu pai (-q) e me peguei comparando as duas por alguma razão que nem eu entendo. Eu mesma me sentiria muito mais covarde do que sei que realmente sou ao lado dela, quanto mais Bella.
    Parabéns mesmo, adorei *-*

    10/01/2010 às 12:21 am

  10. Jéss

    poxa só conheço a Kat Stratford e a hermione :(

    10/01/2010 às 3:33 am

  11. Lara

    Daí as minhas preferidas são Kat Stratford, Elizabeth Bennet e Hermione Granger, mas obviamente TODAS são melhores que a Bella, o que não é muito dificil… XD

    10/01/2010 às 10:32 am

  12. Twilight Haters

    Ai, gente, é, eu sei que faltaram nomes… mas eu só quis usar personagem de história que eu conheço, aí limitou um pouco @_@

    Enfim… =)

    Ah, as fotos em p&b são só pra dar um charminho. ahuahuah

    Ana

    10/01/2010 às 12:08 pm

  13. Mula GaGa

    aaaaaaa gostei muuuito do post, Bella Swan FAIL!

    10/01/2010 às 3:04 pm

  14. Anna

    Ótimo post!
    Opinião pessoal – em literatura nacional destacaria a Aurélia Camargo de “Senhora”.

    10/01/2010 às 4:56 pm

  15. maria

    amei a lista
    *-*

    concordo com todas,mas – eu acho – que a primeiro lugar deveria ficar com Elizabeth Bennet .

    10/01/2010 às 8:15 pm

  16. Marie

    Nem é o final, não, eu quero fazer uma com personagens de games melhores que EdCullen.

    10/01/2010 às 9:30 pm

  17. Lucas

    FODA! Muito boa lista, Ana! Parabéns =D

    E porra, se quisessem, a Mione, a Amélie e a Leia me amarravam rapidinho, cara. kkkkkkkk Arrasto um ônibus espacial por elas *baba*

    10/01/2010 às 9:33 pm

  18. as mulheres e meninas dessa lista têm, afinal, um ponto chave em comum! Elas se respeitam como mulher. Só nisso elas já são incontáveis vezes mais dignas que a Bella.

    10/01/2010 às 9:44 pm

  19. Marininha Potter

    amei a lista
    *-*

    concordo com todas,mas – eu acho – que a primeiro lugar deveria ficar com Elizabeth Bennet . [2]

    Não que eu esteja reclamando, a Leia é diva *-*

    10/01/2010 às 10:53 pm

  20. Paulo

    po ta ruinzinho hein
    so mais a lista q a outra mina fez la no outro coment

    11/01/2010 às 1:30 am

  21. Maya

    Tsc tsc, a lista tá ótima, Paulo, você quer é polêmica.

    11/01/2010 às 11:14 am

  22. Ana

    É, tudo bem, Paulo. Se seu critério for “mulher mais gostosa que Bella Swan”, a outra lista tá bem melhor, mesmo :P mas o meu não foi esse, não ;)

    11/01/2010 às 11:55 am

  23. Zigga

    Perae, Marie. Você vai fazer uma lista de caras dos games melhores que o Eduardo? SÉRIO!?

    OH MAH GAWD, AWESEOME! :D

    11/01/2010 às 12:19 pm

  24. Marie

    Sériow, avaliando histórico e desenvolvimento durante a trama dos respectivos jogos :3

    11/01/2010 às 2:45 pm

  25. an

    Keira fodona como Lizzie B. *-*

    11/01/2010 às 8:20 pm

  26. Ranadin

    Lista de games??? Yay!!!

    Bom, se for incluir algum dos Final Fantasy, que, por favor, não seja o Cloud. Acho ele total loser. Acho que, p/ a lista, o Squall do FFVIII se encaixa melhor (e Rinoa como protagonista é muito legal!!)

    12/01/2010 às 1:47 am

  27. Paulo

    po ana nao por ser gostosa nao
    é pelas mulheres mesmo, e deve ser pq la tem a selene amo a selene hahaha

    e tbm do mesmo jeito q vcs gostam de ver homem e tal ficam falando q gozaram no chao…
    nós homens tbm queremos ver mulheres bonitas oras

    12/01/2010 às 3:18 am

  28. Paulo

    (ual a a ana acho as mulhers da outra lista gostosas
    hahahahahahahahahahaha)

    brincadeira ;)

    12/01/2010 às 3:20 am

  29. Twilight Haters

    Ah, cara, tem muita mulher bonita na outra lista, sim… não vou negar ;) mas eu não me importo só com aparêência dos personagens/atores, oras… já disse no começo do post que isso é mto subjetivo e prefiro não fazer assim, né. =)

    Ana

    12/01/2010 às 10:49 am

  30. Marie

    Ranadin, eu vou incluir Final Fantasy sim (mais especificamente, 7 e 9, quem sabe 8 e 4), mas o Cloud vai passar longe LOL eu acho ele mto fraco, como protagonista, assim como acho FF7 um jogo… overrated. Do 7, vou falar do Vincent Valentine (e quem sabe do Beret -n). Querem uma… lista preliminar?

    13/01/2010 às 12:41 am

  31. Marie

    Ah, e talvez do X também. Tidus = <3

    13/01/2010 às 12:42 am

  32. Rin

    Ah! lista de games O.O vai ter kof? (Vicioada em games liga não)

    Ah queria pedir desculpas pra Ana pela confusão que a minha lista causou *se encolhe* eu não fiz por mau T___T

    13/01/2010 às 12:32 pm

  33. Dré

    Na boa, eu quase gozei.Adoro mulheres fortes, e tmb delicadas *-*

    14/01/2010 às 11:29 am

  34. Line

    Mulheres fortes e decididas são as minhas preferidas também. Hermione é a verdadeira nerd e CDF, inevitável isso (no livro, claro!) ao contrário de umas personagens pseudo-inteligentes *insere uma certa personagem de anime aqui*.

    Darth Vader é foda, consegui me apaixonar por ele até (ui! O que as fics fazem… XD mas estudei seu comportamento melhor) e concerteza Voldemort é bem pior e assustador que ele!

    Que bom que citaram a Leia! (Poderiam citar a vampira guerreira: A Selene de “Underworld”) Estou farta desses fanáticos de Padmé Amidala só porque ela é bonita e interpretada por Natalie Portman!

    Ela só é reconhecida porque vive torcando de figurino. Tudo bem que ela não aceita muito proteção, mas ao contrário da Leia, Padmé é sempre vítima, sempre tem que ser protegida, aquela obsessão do Anakin me irrita. Não que Padmé não o ame no final, porém ela nunca demonstrou muito esse amor: ou será que amar é só aceitar se casar escondido? Sou muito mais a Leia (chupem essa PADME FANATICOS) se disfarçou de Bounty Hunder (Caçador de Recompensas), salvou o Han Solo e ainda matou o mafioso Jabba the Hutt! Mesmo naquele belo figurino que ainda povoa a cabeça dos nerds, ela não deixou de ser forte! E o que Padme fez? Ah sim, atirou em um bando de droids… nossa! Tudo bem, ela fez algo para salvar Naboo e conseguiu a aliança com os gungans porém a maior parte fez com uma imensa ajuda! Ela só sabe atirar em droids e fazer discursos chatos de diplomacia…

    Ela é a típica personagem Mary Sue, perfeita demais! O Anakin foi rebaixado por causa dela que aparecia muito mais e o ator foi escolhido só porque tinha química com ela! Fail ainda mais Anakin/Padme tiveram cenas de amor clichê e mal feitas, pela sua falta de química foi eleito um dos piores casais de cinema. Mas, por incrível que pareça, ela consegue ser melhor que a Bella e o casal tem mais cenas envolventes que Edward/Bella em Crepúsculo. Porém Han/Leia tem muito mais química e história envolvente…

    Leia não se rebaixou por nenhuma, planeta destruído, seu amado congelado e raptado… enquanto Padme nunca percebeu que Anakin fazia tudo por ela (tapada ao extremo!) além de ter morrido por depressão, aff! Pelo menos morreu… *me desculpem os fãs mas tive que dizer*

    Mas realmente Leia com menos figurinos e mais personalidade é muito melhor que Padmé! Mas infelizmente a beleza tem mais enfoque que personalidade…

    De qualquer forma, ao contrário da eleição dos casais e dos heróis, amei esse com exceção da Lisbela… sem noção essa, mas deixa pra lá… Parabéns, Haters! Amo e sempre teno acompanhar o blog de vocês! Pena que meu computador não entra o WordPress… :(

    Obs: Esse avatar ela está com uma tunica cinza e o rosto é da Rachel Weisz! XD Diva que ganhou o Oscar! \o/

    14/01/2010 às 4:02 pm

  35. Sou fã da Ana depois dessa lista.
    Leia F T W! <3

    14/01/2010 às 7:05 pm

  36. Ranadin

    Vincent? Hmm… Vincent é legal. Gosto dele! Do IX vai colocar o Zidane?? Tem como colocar o Vivi também (*o que é fã diehard do Vivi*)????

    14/01/2010 às 10:19 pm

  37. Ranadin

    É, só uma coisa… as lovers diehard sumiram…

    14/01/2010 às 10:24 pm

  38. Bela E.

    Ótimo post!
    Opinião pessoal – em literatura nacional destacaria a Aurélia Camargo de “Senhora”[2]
    Aurélia é uma das minhas personagens preferidas.

    MIONE! *-*
    Sim, ela pode ser perfeita de mais e coisa e tal. Mas ela merece – e muito – estar nesta lista. (A Hermione dos livros, ok?!)

    Enfim, amei a lista! Parabéns.

    14/01/2010 às 11:55 pm

  39. Twilight Haters

    Ah, Line, não chama de sem noção hahahaha eu acho a Lisbela uma boa personagem no contexto da obra, sei lá. Acho que a Inaura é mais mulherão firme que ela e tudo, mas deve ser por isso que prefiro a Lisbela, até. Enfim, deixei meu gosto pessoal interferir muuuuuito aí…

    E acho irracional preferir Padmé à Leia, juro. Leia provavelmente foi a melhor personagem feminina que já vi na vida inteira! *___*

    Obrigada a todos, de qualquer maneira, heheh =D
    Ana

    15/01/2010 às 12:49 am

  40. Camila

    Acho que twilight saga (os filmes) exigem bem pouco dos atores, e faz com que eles pareçam incompetentes.

    15/01/2010 às 7:09 pm

  41. Marie

    Ranadin, vou colocar o Zidane e o Vivi, pq eu tbm sou fã diehard do Vivi =XX é meu personagem não-principal preferido de Final Fantasy, tipo, da série TODA. eu AMO ele incrivelmente, chorei no final quando eu percebi que ele tinha morrido e tal. Já joguei FFIX umas 5 vezes e sempre sempre choro horrores T_T

    15/01/2010 às 11:34 pm

  42. Mari

    Eu realmente acho que vocês deveriam fazer um top de livros melhores do que Crepúsculo… Apesar de que TODOS são melhores, mas, sei lá, já que o livro é de “romance” (atenção para minhas aspas) vocês poderiam fazer um top 1.395 (ou mais) de livros de romance melhores do que Crepúsculo

    16/01/2010 às 12:37 am

  43. Zigga

    Top Romances é covardia. Qualquer livro de banca é melhor que Crepúsculo quando se trata de relacionamento amoroso.

    BTW, comofas pra mandar texto pra equipe? Pensando em escrever um artigo e mandar e stuff…

    16/01/2010 às 5:08 pm

  44. CarolWinches

    ÓTIMA LISTA!!

    Adorei a posição da Hermione e o que escreveram sobre ela, afinal ela sempre esteve lá e quando foi “trocada” pela Lilá ela se mostrou forte, como uma mulher de verdade faz, e não como aquela Bella Swan “lobotômica” fez. u_ú!

    18/01/2010 às 9:36 am

  45. Jay

    Lista realmente MUITO boa. Todas são heroínas perfeitas (por mais que eu ache que falta Lara Croft e Miranda Priestly, mas isso não desmerece nem de longe o post).
    A análise foi muito bem feito porque levou em consideração única e somente a força e personalidade das personagens. O que é algo que a Meyer não conseguiu desenvolver.

    Acho, sinceramente, que até as próprias outras personagens (mal desenvolvidas) da saga são melhores que a Bella. Seria interessante um post sobre isso.

    19/01/2010 às 3:02 pm

  46. Lista ótima!*-*

    20/01/2010 às 3:06 pm

  47. Line

    Valeu, Ana!

    Só queria acrescentar uma coisa: a Elizabeth Benner é preocupada com a irmã, Jane. Ou seja, a família é mais importante que o casamento o que a faz ser bem melhor que a Bella.

    Poderiam fazer o top romances de livros, icentiva (quem sabe) os lovers a ler livros de romance de qualidade melhor que Crepúsculo. ;) Fica a dica aí.

    Pois é, Ana, as pessoas infelizmente preferem a Padmé por causa da beleza ou da atriz hollywoodiana Natalie Portman, e fazem comparações indevidas a Leia. Só que eles se esquecem que a Leia sim foi o marco de uma heroína, do movimento feminista mostrando que uma mulher pode sim ser tão forte e útil quanto os homens independentemente de sua posição social, no caso dela uma princesa.

    Parabéns, espero que esse site dure muito para nós haters nos “divertimos”.

    Para a Carol Winches, não sei, mas a verdadeira Hermione do livro não ficou chorando pelos cantos porque o Rony pegou a Lilá. :P Ficou muito explícito no filme, ela se fez de estar nem aí mas na verdade estava. Ah sim, conhecem o FALE? Me diga, a Hermione estudava os direitos dos elfos domésticos e até lutava por eles. Coisa que a Bella jamais faria, pois sua vida é correr atrás do Edward (resumindo: homem). ;)

    Uma boa tarde, haters! Até a próxima! o/

    21/01/2010 às 9:54 am

  48. Jun

    ÉOWYN E PRINCESA LÉIA OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOWNED NA LISTA INTEIRA <3333333333333333333333333333333333333333 Mesmo que tivessem apenas as duas, ou uma só, já seria owned, porque amo as duas de paishaum mesmo <3

    21/01/2010 às 10:21 am

  49. Adorei a lista!
    Lizzie Bennett é definitivamente a minha preferida aí <3

    21/01/2010 às 10:46 pm

  50. Por mais que até goste de crepusculo e infelizmente ele peerdeu o foco da história principalmente no filme(a Bella é birolha cara!) Eu vou dizer que esse blog tá de parabéns,sério ‘-‘
    Bons post’]s e escolhas MA-RA-VI-LHO-SAS de mulheres!
    Eu amoooooo Amilie e Pricesa Leia/eupegavaem
    Em breve coloco vocês no meus link’s pq meu blog está em manutenção urgente,falo ae o/

    22/01/2010 às 1:29 pm

  51. Bernardo

    Ok, outro “post” (n sei nome melhor) que eu não posso falar nada pq tenho Sindrome de Falta de Cultura -n
    Só conheço a Titia Léia e a Hermi, parei de ver Senhor dos Anéis depois de eles sairem da caverna, ví dois epi de Capitu e minha tia tem um imã de geladeira com a cara da Amélie, o resto nunca ví mais gordo =X -retardado

    22/01/2010 às 2:47 pm

  52. Jessie

    excelente poste! a lista ficou muito bem feita. Mudando um pouco de assunto, eu comecei a ler a série Vampire Diares. A série é anterior a Twilight e é mil vezes melhor (apesar de não entrar para minha lista de livros favoritos), mas não pude deixar de notar algumas semelhanças nas duas histórias. Foi só eu que notei? E algum tempo eu tenho me perguntando se mais alguém no blog é fã de Supernatural?

    22/01/2010 às 6:27 pm

  53. Jessie

    vampire diaries. erro de digitação. não estou em casa e estou usando computador alheio, acostumar com teclado diferente é um porre.

    22/01/2010 às 6:28 pm

  54. Darcy

    Sera que dava para entrar a Ellem Ripley de Alien? Principalmente em Aliens 2: o Resgate, peito sozinha a Rainha Alien!

    23/01/2010 às 1:09 am

  55. maria

    Jessie :
    eu li,e assisto,the vampire diaries .Apesar de não ser um otimo livro é bom,bem melhor que twilight(obvio,qualquer coisa é)

    Parte de the vampire diaries(serie) :
    Damon: O que essa Bella tem de tão especial? Edward está tão vidrado.
    Caroline: Precisa ler o primeiro livro. Assim não faz sentido.
    Damon: Sinto falta da Anne Rice, ela estava tão certa.
    Caroline: Por que você não brilha?
    Damon: Porque vivo no mundo real, onde vampiros queimam no Sol.
    Caroline: Mas você sai no Sol.
    Damon: Tenho um anel. Ele me protege. Longa história…
    Damon: …Esse livro, aliás, está todo errado. (KKKKKKK)

    23/01/2010 às 10:28 am

  56. Pingback: Tweets that mention O que é melhor que Twilight – Heroínas o/ « Twilight Haters Brasil -- Topsy.com

  57. Twilight Haters

    Darcy, me foi sugerido colocar a Ellem Ripley, mas eu preferi deixar de fora pq, apesar de ela ter sido muuuuito elogiada, eu (ainda) não vi Alien. Como eu preferi usar só personagens que conheço, deixei de fora. :)

    Ana

    24/01/2010 às 1:14 pm

  58. Gabriel Terra

    Cadê a Scarlett O’Hara?????????????

    01/02/2010 às 3:58 am

  59. E injusto comparar essas personagens com a Bella MOSCA
    elas sao fortes,corajosas,e sao escritas por grandes nomes da literatura.
    ate a Barbie em Fairytopia e melhor que a Bella MOSCA,porque ela teve coragem e foi procurar sozinha alguma coisa que eu nao lembro para salvar o reino das fadas,mais corajosa que ela.Ate a Barbiee melhor que a Bella MOSCA pq ela tem mais atitude.

    04/02/2010 às 2:00 pm

  60. Nossa vc escreve muito bem! E eu não estou aqui pq odeio Twilight,na verdade eu gostei dos livros (mas nao muito da Bella pq como diz aí – e eu concordo- ela não é NADA feminista!) mas tenho q dizer q esse blog é ótimo! E eu não vou ficar falando q ele é ridiculo só pq eu gosto de Twilight, tipo cada um tem sua opinião, parabéns esse post ta ótimo! :)

    08/02/2010 às 8:43 pm

  61. Twilight Haters

    Isabela, nem te conheço, já te amo. Juro.

    Obrigada por me devolver mais um punhadinho de fé na humanidade.

    Ana

    09/02/2010 às 4:30 pm

  62. Até vibrei aqui quando apareceu a Princesa Leia em primeiro lugar! Ela é o oposto do que se espera de uma princesinha. E ela é fodona.

    Eu citaria outras poderosas: Lara Croft, Turanga Leela (Futurama), Xena, Vampira (x-men), Sarah Connor (Terminator), Alice (Resident Evil), Samus Aran (Metroid – video game), Buffy Summers (que mataria e sodomizaria os Cullen, não necessariamente nessa ordem), Beatrix Kiddo (Kill Bill)

    26/02/2010 às 4:30 am

  63. Dominique

    Esqueceram a Barbie *____*

    10/03/2010 às 11:47 am

  64. Alex

    Revoltado com a falta da Scarlett O’Hara de “E O Vento Levou…”
    Essa é uma heroína de verdade. Determinada. Sempre com um objetivo em mente. E também meio desleixada (o Rett a abandona e diz que quer pensar nisso só no dia seguinte) e vadia (chegou ao ponto de “roubar” o noivo da irmã dela para ser rica).

    Não despresando as outras (principalmente Hermione) mas Scarlett é Scarlett. É antigo e enorme E O Vento Levou… mas é muito bom. Leiam e vejam o filme!

    20/03/2010 às 1:11 am

  65. Ana

    Alex, é que eu não li E o Vento Levou. Nem vi o filme.

    E, como disse no post, procurei falar só das heroínas que conheço… mas vamos lá, não desmereça Éowyn e Princesa Léia também, por favor u_u especialmente Léia.

    20/03/2010 às 1:30 am

  66. Mel

    Respeitando tudo, mas eu trocaria a Léia pela Lucy Pevensie.
    Que mesmo sendo uma garota e jovem lutava nas batalhas de Nárnia com espadas diferentemente de sua irmã que não presenciava guerras.

    06/04/2010 às 10:23 pm

  67. Twilight Haters

    Ai, Mel, eu tenho problemas com Nárnia. Todo aquele lance de “as batalhas são ainda mais feias quando as mulheres participam delas” me deixou meio broshada desde o princípio… acho que as batalhas são tão mais lindas quando meninas participam (L)

    E a participação da Lúcia nas coisas é tão vaga, sabe? Ela aparece mais efetivamente como a “enfermeira de guerra” do que como guerreira propriamente dita. É bacana e tudo, mas não deixa de ser aquela participação esperada por mulheres nas guerras, de toda forma. Sei lá, é só minha opinião .___. ainda acho a Léia imbatível-master. xD

    Ana

    07/04/2010 às 10:47 am

  68. Jun

    Concordo, a Léia ninguém bate. Nunca li Nárnia mas pelo que eu li agora, wtf, Léia fez a mesma coisa que essa Lucy Pevensie, e muito mais ainda, logo… :)

    07/04/2010 às 5:03 pm

  69. Julia

    Adoro esses comentários…………….

    23/04/2010 às 10:44 pm

  70. Jessie: eu aqui sou fã de SPN *OOO* (principalmente de um certo anjinho que apareceu na quarta temporada, Cassteamo*-*). E concordo contigo quanto à Vampire Diaries. Aliás, Elena Gilbert (do livro) é muito mais foda do que a Bella. Sinceramente.

    06/06/2010 às 9:45 pm

  71. lucas

    faltou outras poderosas como:saori kido e sasha(cavaleiros do zodiaco),bellatriz lestrange e ginna wesley (harry potter)e tsunade,sakura e hinata(naruto),may e dawn(pokemon),chi chi e bulma(dragonball)

    23/04/2011 às 1:36 pm

Deixe um comentário

