2 Anos trazendo a lógica!!

Twilight & New Moon…

…sob o ponto de vista de uma hater.

 twilixo

Pois sim. Tudo começou, mais ou menos, num fórum de Harry Potter. Como a série acabou (duh), acabou que o fórum se tornou mais off que sobre HP, e por isso fala-se muito sobre outros livros, outros filmes e qualquer outro assunto idiota (ou não) que dá vontade. Numa dessas, falando sobre outros livros, alguém postou sobre o tal do Twilight. Eu nunca tinha ouvido falar, mas quase todas as garotas de menos de 15 anos do fórum já tinham. E já eram apaixonadas pelo Edward. Já achei que devia ser lixo porque a idéia de um vampiro apaixonado por uma menina é estúpida por si só (não, eu não gosto de vampiros). Um vampiro adolescente, então, nem se fala. Ainda assim, eu fazia uma imagem do livro provavelmente menos ruim do que aquilo que li. Não que não fosse ruim. Era uma imagem tão ruim que foi suficiente pra eu nunca querer ler o livro.

Pouco depois, uma amiga chegou com um livrão nas mãos e disse: “leia, você vai adorar”. Eu fiquei meio “hehe, não vou”, mas peguei o dito e, bom, eu li. E li rápido. E pensei: “até que não é tão ruim”. O pensamento durou, assim, umas duas semanas. Até eu ler Lua Nova. E agora entram as impressões reais pós-leitura.

Primeiro, sobre Crepúsculo. Como disse, não achei tão ruim. É claro que percebi que o negócio era mal escrito, mas é aquela coisa que a gente releva. Ler coisa mal escrita, às vezes, é um pouco divertido… eu tinha uma pilha de coisas de faculdade pra ler, estava orfã de Harry Potter e precisava de uma leitura fácil e tal, pra me distrair. E a história, a princípio, não parecia, assim, tão ruim.

A princípio.

Não me importei com vampiros que brilham e não têm caninos, por exemplo. O resto acaba sendo ainda pior do que isso. Quando parei e pensei nas trocentas páginas que li, a única coisa que me veio à cabeça foi que não tinha nada, NADA, além de lero-lero, enrolação, “eu amo mais, mas fique longe de mim”. Como disse sabiamente algum dos N críticos que falou sobre o filme, era inexplicável Edward se aproximar de Bella pra dizer “fique longe de mim”. E como, afinal, ela se apaixonava por ele? Num dia, era um colega de carteira muito bonito. No dia seguinte, estava apaixonada, mesmo ele sendo bizarro e se aproximando pra dizer a ela que deveria se afastar. Hein? Colegas de escola bonitos, todos temos. Estranhos, idem. E a gente não se apaixona por eles assim, só porque eles existem.

(Vale um parenteses pra dizer que, pelo pouco que li de Midnight Sun – esse que vazou na internet, antes que alguma fangirl diga que não foi lançado ainda -, a única coisa mais bizarra da paixão súbita da Bella pelo Edward foi o contrário, a dele por ela)

Outra coisa que foi digna de um “hein?” foi justamente o “vampiro adolescente” ter mais de 100 anos. Cuma? O que leva um vampiro com mais de 100 anos fazer o Ensino Médio provavelmente pela milionésima vez? Como é que ele, com mais de 100 anos de maturidade (hein?) não cansa de colegas de classe de 17 anos? E como é que ele se apaixona por uma sonsa tipo a Bella Swan?

Bella Swan, aliás, é um péssimo exemplo. Como é que uma pessoa pode ser, assim, tão seguidora de macho? No primeiro livro, ela descobre que ele é o amor da vida dela (eles são os primeiros amores um do outro, o que piora tudo) e aí começa a interminável encheção de saco pra tornar-se imortal e não enfeiar enquanto Edward não envelhece. Tem um quê de tímida e desastrada pra fingir que é “normal”, não tem nada de garotinha perfeita de filme da Disney, mas, de resto, é completamente oca. Qualquer garota pode ser Bella Swan, basta tropeçar nos próprios pés e achar tudo idiota, exceto o bonitão da carteira ao lado e sua família.

Eu poderia ser Bella Swan se não tivesse um cérebro, de tão “o recheio é a seu gosto” que ela é.

Os protagonistas são ruins, o enredo não existe, mas ainda assim, alguma coisa de legalzinha o livro devia ter. Os antagonistas, talvez? E vem a surpresa: cadê os antagonistas?! Seria, talvez, aquele cara que aparece no meio do jogo de baseball? Aquele que, de repente, sem mais nem menos, resolve perseguir a Bella? Aquele que é descrito até como meio overpower, mas é vencido fácil pelos Cullen? Me senti meio que lendo Cavaleiros do Zodíaco versão romance. Tudo bem que não tem descrição da morte do James, mas foi quase o momento que Seiya chega todo arrebentado e mata o cavaleiro que acabou com todos os seus amigos, inclusive o Ikki. James era invencível, mas foi vencido fácil pelos Cullen. Oi?

Deu vontade de dizer à Meyer que, se ela não quer escrever uma aventura, ela não precisa. Ela pode inventar outro tipo de antagonista. Aquela perseguição forçada foi, sei lá, pior que o Harry vencendo Voldemort por acaso. E olha que eu já ODIEI isso o suficiente pra uma vida toda.

E é pensando em antagonistas que eu chego em Lua Nova.

Sim. Em Lua Nova, Edward vai embora pra salvar a vida da Bella, mesmo depois de passar um livro todo babando e morrendo por ela, dizendo que ele precisa estar sempre por perto pra ela parar de se meter em confusão. Foi aí que eu percebi o quanto o tal vampiro perfeito é um completo imbecil. E nada altruísta. Se ele fosse menos idiota, teria se afastado dela no começo, ela nunca estaria em perigo por causa dele e não existiriam quatro livros enrolões. Fim. Mas ele fez exatamente o contrário e, depois que ela sobrevive ao James pseudo-antagonista, ele resolve ir embora.

A única coisa mais insuportável que Bella e Edward é Bella sozinha pós-Edward, ponto. Aquela pseudo-depressão ensinando meninas que é impossível viver sem o primeiro-Edward de sua vida foi uma das coisas mais adolescentes (no mal sentindo) que já li. Qualquer pessoa com mais de 15 anos sabe que o primeiro amor é só o primeiro, menos a Meyer. Aí ela conhece o Jacob. E, sem querer, a Meyer transforma Jacob no vilão da história.

É só ver a quantidade de gente que odeia mais Jacob do que James, por exemplo. Só porque ele atrapalha o relacionamento do casalmaismaravilhosodomundo. Só porque ele não é acomodado e não espera a cadelinha Bella ir até ele. No fim, Jacob Black é o personagem mais legal do livro porque é o único que mostra ser um pouco mais humano (apesar de ser um lobisomem), é divertido e não é invencível. E ele não vive em função de amar, salvar a vida e se concentrar em não matar a Bella, ele tem outros amigos, ele monta carros, ele nada no penhasco, ele se diverte, ele ri… e, assim, atrapalha tudo. O que me faz crer que Jacob é mais antagonista que os Volturi e a Victoria juntos.

Lua Nova só não é intragável porque o romance idiota do casal 10 fica reduzido à imaginação da Bella. Mas a Meyer, mais uma vez, conseguiu, perdão o termo, cagar e sentar em cima no final. Por que diabos Edward tenta se matar quando fica sabendo pela Rosalie que a Bella morreu? O que essa maluca tá tentando ensinar? Que um relacionamento é só viver pelo outro? E por que, afinal, o Edward não checou a informação, se ele sabe que a Rosalie nunca gostou da Bella? Por que a Alice apareceu na casa da Bella depois da queda do penhasco, também? Ela não podia ver que a Bella não morreu?

E o pior ainda estava por vir. Família Cullen de volta a Forks. Edward leva Bella até em casa e Jacob estava lá. Jacob, que fez a Bella se recuperar da tentativa do Edward de salvar a vida dela. E Edward quer impedir Bella de falar com ele porque o considera perigoso. Mais hein? O próprio Edward também não era perigoso? E aquela Swan sonsa, por que ela não batia o pé, não dizia “Edward, se não fosse por ele, eu estaria pior que morta, hoje”? Por que ela sentia uma dor enorme, mas deixava Jacob chorando? Será o que o CARA MAIS PERFEITO DO MUNDO é incapaz de compreender o que é uma amizade? Será que o CARA MAIS ALTRUÍSTA DO MUNDO não podia ser altruísta pelo menos uma vez e deixar a Bella ter o amigo?

Eu sei que eles ficam “miguxos” em Eclipse, sim. Mas esse final de Lua Nova foi de fazer a série despencar. De mandar a Meyer recolher todos os livros que foram publicados e reinventar isso, pra ninguém achar que o legal de um relacionamento é usar os amigos quando o namorado vai embora e deixá-los de lado quando volta o cão arrependido.

Depois disso, a linguagem simples, o vocabulário e as idéias repetidas, a trama mal desenvolvida e tudo acabam sendo só um detalhe. Mesmo ter vampiros que brilham no sol acaba sendo uma coisinha de nada perto dos ensinamentos de amor doentio (perdão, eu disse amor?) e incapacidade de dizer não ao homem.

Lindemberg lia Crepúsculo antes de invadir o apartamento de Eloá, com certeza. :S

Ana.

16 Respostas

  1. amenaske

    Eu quoto exatamente tudo o que você disse. Essas gurias não conseguem perceber esse tipo de mensagem e acham tudo muito lindo. Morrer por alguém que você ama? Quer dizer, “ama”. Cara, a primeira vez que edward se apaixona e ela já quer morrer por ela? A Meyer fez uma trama muito feia. Ela queria continuar, mas não fazia ideia de como e acabou com tudo. Ela fez como a J.K.. A J.K. tentou colocar romance em HP e falhou horrivelmente, Meyer tentou colocar aventura e também falou horrivelmente

    26/01/2009 às 10:20 pm

  2. Giovanna

    AAEEE ANA!!!Post digno de uma hater!!
    Tá de parabéns!
    Uhauahuahuaha, é bem isso que eu penso do livro mesmo!
    Um machismo completo, seguido pela total falta de personalidade dos personagens!Uma tremenda perda de tempo e um péssimo exemplo para quem o lê!

    =********!

    26/01/2009 às 10:38 pm

  3. COM TODA A CERTEZA DO MUNDO, Lindemberg lia Crepúsculo antes de invadir o apartamento de Eloá! Mas, ok, só porque o Eddie é bonito, as fãs acham possessão e machismo a coisa mais linda :)

    MUITO DIGNO o teu post, Ana. Foi mesmo incrível. Adorei ler cada linha sensata, falando tudo o que um hater e uma pessoa com CÉREBRO precisa ler :))

    GO GO GO HATERS!

    26/01/2009 às 10:49 pm

  4. Anísio

    *aplaudindo de pé*

    De fato, o que me incomoda mais nessa “saga”, ao invés da escrita sofrível e das passagens risíveis (isso é o melhor, diga-se de passagem, kkk) é justamente esse machismo exacerbado e nojento. Eu só não entendi como que tu não conseguiu pescar tudo isso de cara, ao ler Crepúsculo pela primeira vez. Esse primeiro livro é tão vomitável quanto o resto.

    Eu achei particularmente interessante a parte que tu falou que o Jacob é o verdadeiro antagonista. É muito verdade, mesmo. Ele é o único personagem que de fato inflinge um conflito palpável pros protagonistas, até porque ele não é um vilão caricato digno de Power Rangers. Tanto é verdade isso que a Meyer TEVE que transformá-lo num vilão caricato (leia-se: panaca) em Eclipse. kkk.

    Meus parabéns. Espero que esse seja o primeiro de vários textos que você vai escrever por aqui. =)

    26/01/2009 às 10:49 pm

  5. Laís

    O post diz tudo. Parabéns Ana!!

    Eu já li Twilight esperando o pior, mas quando eu li me deparei não só com vampiros brilhantes mas também com exemplos lamentáveis. Uma garota idiota, que morre pelo namorado *1º namorado diga-se de passagem*, que deixa o cara mandar em sua vida; e o pior que tem gente que ainda acha isso bonito.

    ———–
    :**

    26/01/2009 às 11:10 pm

  6. Amanda

    a pobi, vai se passar por ridícula :~

    27/01/2009 às 1:46 pm

  7. Beatriz

    Adorei o post e ainda achei que você foi bondosa em ressaltar alguns “pontos bons”.hahahahahaha
    Sem dúvida,se tem alguma coisa que se salva,é o Jacob,mas mesmo assim…eu o acho idiota pelo simples fato de se apaixonar pela Bella.Qual cara,em sã consciência,iria querer aquela praga?¬¬
    Bem,eu gosto de vampiros,é um caso diferente.E além do que você falou,referente às características humanas,como machismo e adoração à um idiota,tem a parte do “ignorar totalmente as lendas vampíricas”.Aconselho que dêem uma lida nessa entrevista da Meyer:
    http://twilightsucks.proboards81.com/index.cgi?board=twilightmedia&action=display&thread=842

    E me digam como uma pessoa pode escrever um romance em que inclui vampiros,se ela nunca leu nada referente à tais criaturas?Se nunca leu Bram Stocker ou Anne Rice,que ela mesma cita?Pra mim,ela é ridícula.E sem mais.

    27/01/2009 às 2:08 pm

  8. Twilight Haters

    e aí começa a interminável encheção de saco pra tornar-se imortal e não enfeiar enquanto Edward envelhece.

    ACHEI O ERRO!
    Claro que fangirl não vai ler esse comentário pra ver a correção, mas é ÓBVIO que quem vai envelhecer é a Bella. Odeio digitar com pressa e não reler por causa disso :P

    27/01/2009 às 5:15 pm

  9. Franciele

    E me digam como uma pessoa pode escrever um romance em que inclui vampiros,se ela nunca leu nada referente à tais criaturas?Se nunca leu Bram Stocker ou Anne Rice,que ela mesma cita?Pra mim,ela é ridícula.E sem mais. = dois votos.

    Cara! Escrever algo sobre vampiros, isso não gostando deles, é ridículo –” E se ela não vê filmes para maiores de idade, EU VEJO!

    SE MANCA, MEYER!

    28/01/2009 às 10:14 pm

  10. Yasmim

    MUITO DIGNO o teu post, Ana. Foi mesmo incrível. Adorei ler cada linha sensata, falando tudo o que um hater e uma pessoa com CÉREBRO precisa ler :)) [2]
    Simplesmente Twilight é machista, ensina a submissão da mulher e a incapacidade da independência feminina. E sabe-se lá Deus quantas garotas não terão a bendita idéia de se suicidar quando acharem que estão amando pela primeira vez?? QUANTAS?? Bom Deus, nos ajude!! Eu mesma tive uma paixão intensa e doentia que e achava ser amor e com ela, ao invés de me tornar uma Bella Tapada Swan, eu melhorei, eu cresci com isso, eu aprendi a ME amar e cagar e andar pra cara de MACHO QUE NÃO ME QUER. Sinceramente, Jane Austen deve estar se revirando no tumúlo por causa dessa Meyer Retardada.

    30/01/2009 às 7:06 pm

  11. Vicky Arroyo

    Adorei o texto. Muito bem escrito e elaborado. Só não concordo com uma coisa: existem sim fãs maiores de 15 anos de Twilight que estão apaixonadas pelo Edward. A maioria de fãs que eu conheço tem entre 16 e 25 anos e elas escrevem fanfics de Twilight. Sim, elas perdem os melhores anos das vidas delas (na minha opinião) escrevendo/lendo histórias idiotas sobre o casal idiota, chorando toda vez que lêem Lua Nova e odiando o Jacob. Uma, inclusiva, é casada e tem um filho. E, sim, ela perde o tempo dela lendo fanfics –‘ Realmente, eu não sei onde o mundo vai parar com gente desse tipo.

    27/02/2009 às 6:47 pm

  12. Lais Rosário

    .. concordo com vce ! mais apesar da historia ser idiota e sem sentido .. eu cotinuo lendo pra saber como sera no final .. ainda espero o dia qe Bella vai ficar com Jacob e nao com Edward ! Jacob pra mim é o melhor personagem ! sem duvida ! as coisas qe vce disse sobre ele é exatamente o qe eu penso .. qnd vejo as meniniinhas todas derretidas por Edward eu nao acredito ! –‘ .. ele nao passa de um arrogante com rostinho bonito ! boom ..

    a PIOR coisa entre todos os livro é essa historia dela nao bater o peé .. fazer tdo o qe Edward manda ! caara .. da vontade de gritar de TAAAÃO idiota qe é ! eu fico me pondo no lugar dela ! cara eu jaá tinha mandado ele pastar a mto tempo ! serio ! nao perderia um amigo com Jake NUUUNCA !

    PARABÉNS pelo post ! perfeito ! concordo com tdo ! :]

    03/04/2009 às 12:54 am

  13. Liliana

    Lembro de quando comecei a odiar crepusculo. estava lendo, e minha mãe me chamou para jantar. Fui e jantei. Quando voltei ao meu quarto, fui ler, mas antes tentei me lembrar do que estava acontecendo. E percebi. Um baita clichê, repetitivo, só coisas com “eu também te amo, mas nosso amor é impossivel…” Sério, Shakeaspere era um bom escritor. Hamlet, Macbeth, Romeu e Julieta, e até as menos famosas são boas peças. Mas, ao escrever Romeu e Julieta, ele deuenredo para todos os escritores acéfalos sem criatividade, que apenas se baseiam no amor impossível.

    19/04/2009 às 5:51 am

  14. Em Lua Nova o Edward foi Homem-Aranha, ao se afastar da Mary Jane, OpS, Bella para ela não correr perigo. Se bem que isso acontece em Harry Potter, quando o Harry termina com a Gina… me confundi toda, esse comentário ta inútil

    03/07/2009 às 4:05 am

  15. Mula GaGa

    muito bem scrito esse post, n consigo entender como é possivel amar essa saga u__u

    21/12/2009 às 7:42 pm

  16. Sofia Z

    idem Mula Gaga.. não sei como existem fans que AMAM, ADORAM, IDOLATRAM crepusquilo -.-

    21/08/2010 às 3:40 pm

Deixe um comentário

